Dúvidas Frequentes

Reunimos aqui algumas das principais perguntas sobre os planos de saúde e odontológico do Mais Unesp.

Se quiser enviar alguma pergunta, envie um e-mail para perguntas@maisunesp.com.br, que você será respondido em até 24 horas.

1. Onde posso utilizar o plano de saúde?

Em todo o território NACIONAL, desde que o prestador seja credenciado da Unimed. Consulte a rede credenciada através do “Guia Médico”.

2. Rede credenciada do plano de saúde: como encontrar um médico, uma clínica ou um hospital?

Consulte o “Guia Médico” da Unimed local, pois cada Unimed é responsável em atualizar os prestadores da sua região, de acordo com o seu tipo de plano (ENFERMARIA, APARTAMENTO ou MASTER). Para acessar o guia médico clique aqui.

3. Qual é o meu tipo de acomodação no plano de saúde?

Existem dois padrões de acomodação em caso de internação, são eles: QUARTO COLETIVO: enfermaria, de 2 a 4 leitos, dependendo do hospital, ou QUARTO INDIVIDUAL: apartamento individual com banheiro privativo. Na carteirinha você encontra o seu padrão de acomodação.

4. Carência: quanto tempo devo aguardar para usar após a adesão ao plano de saúde?

Os usuários que aderirem ao plano de Saúde, devem cumprir os seguintes prazos de carência*:.

Para as adesões com vigência 1º de dezembro de cada ano (aniversário do convênio), estão isentas de cumprir qualquer carência. *Nos casos de recém-nascidos, recém-casados e recém-contratados, desde que a inclusão ocorra no prazo de até 30 dias da data do evento a inclusão será efetuada SEM carência.

5. Procedimentos cobertos: o que o plano de saúde cobre?

O plano Unesp Saúde é regulamentado pela Lei 9.656/98, seguindo o rol da ANS. O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS é a listagem mínima obrigatória de exames, consultas, cirurgias e demais procedimentos que os planos de saúde devem oferecer aos usuários. Para consultar o rol, clique aqui.

6. Adesão: quem pode aderir e como fazer para aderir ao plano de saúde?

As regras de adesão, os documentos e os formulários necessários encontram-se descritos aqui.

7. Transferência de plano: já possuo o plano de saúde e como mudar para outro tipo de plano?

O usuário que desejar mudar para outro tipo de plano pode solicitar desde que sejam observados os prazos e as carências. As informações e formulários encontram-se descritos aqui, na página de formulários.

8. 2ª via carteirinha: perdi minha carteirinha, como faço para solicitar outra?

Caso o usuário tenha perdido sua carteirinha deve solicitar outra (lembrando que a emissão da 2ª via cancela a via anterior, mesmo que o usuário ache a carteirinha ela não terá mais validade). Para solicitar sua segunda via, clique na página de formulários.

9. Quais os prazos para o envio da documentação no plano de saúde e odontológico?

Toda a movimentação cadastral tem um prazo a ser cumprido, fique atento ao calendário:

10. Quais os valores e situações que alteram a mensalidade do plano?

Para os servidores da UNESP, o valor efetivamente pago é calculado de acordo com a regra de patrocínio, verifique sua faixa salarial. As mensalidades podem alterar nas seguintes situações: quando o usuário faz aniversário e MUDA DE FAIXA ETÁRIA, conforme a disposição de faixas estabelecidas na tabela acima;- quando há o REAJUSTE ANUAL DA TABELA DE PREÇOS, que ocorre todos mês de dezembro conforme convênio celebrado entre a UNESP e a UNIMED;- quando há o reajuste de salário, os tetos de contribuição da tabela de patrocínio também são atualizados no mesmo percentual;- quando há mudança no salário individual que pode ocasionar na alteração de faixa salarial;- quando os filhos que completam 24 anos deixam de ser dependentes e passam a ser agregados (agregados não possuem patrocínio).