7 benefícios da água para a saúde

Por Mais unespSEtembro/2017

Beber água ajuda a desintoxicar o corpo e a manter o coração

A água representa cerca de 60% do peso de um adulto. Nos bebês, a proporção é ainda maior: 70%. Ela é o elemento mais importante do nosso corpo. Entre outras funções, ela é essencial para o transporte dos nutrientes, oxigênio e sais minerais, além de estar presente no plasma sanguíneo (83%), nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina, nos músculos (75%) e até nos ossos (20%).

Confira abaixo sete benefícios que a água proporciona ao organismo:

1)Perda de peso: a água é uma das melhores ferramentas para auxiliar na perda de peso. Em primeiro lugar porque muitas vezes substitui bebidas de alto teor calórico, como refrigerante, suco e álcool. Além disso, é um grande inibidor do apetite, e muitas vezes, quando pensamos que estamos com fome, estamos, na verdade, apenas com sede. Água não tem gordura, calorias, carboidratos ou açúcar.

2) Coração saudável: beber uma boa quantidade de água pode diminuir os riscos de um ataque cardíaco. Um estudo de seis anos publicado no American Journal of Epidemiology revelou que aqueles que beberam mais de cinco copos de água ao dia, durante o período de estudo, tiveram 41% menos probabilidade de ir a óbito por um ataque cardíaco quando comparados com aqueles que ingeriram menos de dois copos.

3) Energia: a falta de água causa cansaço e falta de energia. A desidratação pode prejudicar o desempenho na prática do exercício físico.  Por isso, é muito importante ingerir água antes, durante e após realizar o exercício.

4) Evita a dor de cabeça: um dos sintomas da desidratação é a dor de cabeça. Há muitas outras causas de dores de cabeça, é claro, mas a desidratação é uma causa comum entre elas.

5) Pele bonita e saudável: as fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele, dependem da água para a sua renovação e seu bom funcionamento.

6) Desintoxicação: A água é utilizada pelo organismo para ajudar a eliminar as toxinas e resíduos do corpo. Juntamente com a fibra, a água pode curar a constipação (muitas vezes resultado de desidratação).

7) Diminui o inchaço: beber água ao longo do dia evita que o corpo retenha o sódio, que é responsável pelo inchaço. A água também ajuda a melhorar a circulação sanguínea, evitando assim o aparecimento da celulite.

Fonte: Portal Unimed FESP